segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

3.4 - Criando um produto hipermídia

Atividade envolvendo o uso de mídias digitais

Dados de Identificação:
Escola: Colégio Estadual Otto Alencar
Área do Conhecimento: Introdução à Informática, História, Língua Portuguesa
Público Alvo: 1ª série do Ensino Médio
Duração: I Unidade
Tema: Computador e Internet
Objetivo Geral:
Fornecer noções de Informática e Internet, capacitando os alunos a utilizarem satisfatoriamente o computador como ferramenta atual, importante no nosso contexto escolar, pessoal e profissional.
Objetivos Específicos:
v Refletir sobre os avanços tecnológicos e suas contribuições na vida pessoal e profissional.
v Conhecer alguns recursos básicos do computador.
v Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida.
v Navegar pela Internet prevenindo-se de riscos, identificando procedimentos de segurança na web.
v Criar conta de e-mail e refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico.
Metodologia Didática:
As aulas serão em sua maioria ministradas de forma prática, em laboratório de Informática, de modo a obter uma maior associação entre teoria e prática. Os conceitos (temas gerados) serão apresentados de forma gradual, através de pesquisas, debate, aula expositiva e apresentação de vídeos com a finalidade de facilitar a aprendizagem no decorrer das aulas, utilizando recursos e técnicas que viabilizem uma participação efetiva do aluno.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Informática.
1.1. História e evolução do computador
1.2. Noções de arquitetura de computador (hardware)
1.3. Noções de Software
1.4. História da Internet
1.5. Benefícios e riscos da Internet
1.6. Vírus de computador
1.7. Ética na Internet.
1.8. Correio eletrônico
Recursos Técnicos-pedagógicos:
Para auxiliar o trabalho em sala de aula, serão utilizados:
v Computadores e Internet
v Datashow
v Vídeos
v Bibliografia especializada
v Livros e revistas
Proposta/Ações:
1º Momento: Sala de projeção/datashow
v Presquisa prévia em livros e revistas sobre o surgimento do computador e sua evolução.
v Vídeo história do computador
v Debate trabalhando com a pesquisa realizada pelos alunos enfocando semelhanças e diferenças entre a pesquisa e o vídeo apresentado.
2º Momento: sala de projeção/datashow
v Slide: Noções de Hardware e Software
3º Momento: Laboratório de Informática
v Reconhecer os componentes do computador
v Ligar o computador, observar e utilizar o Sistema Operacional e Softwares Aplicativos.
4º Momento: Sala de projeção:
v Vídeo 1: História da Internet.
v Vídeo 2: Benefícios e riscos na Internet
v Vídeo 3: Mal uso da Web
Laboratório de Informática:
v Pesquisa sobre Benefícios, riscos, vírus e ética na Internet.
5º Momento: Sala de aula:
v Seminário, em grupo, abordando o tema apresentado na aula anterior com embasamento nos vídeos exibidos e nas pesquisas realizadas.
6º e 7º Momento: Laboratório de Informática.
v Criar conta de E-mail
v Utilizar um editor de texto para construir uma cartilha informativa e enviá-la por e-mail às pessoas da sua rede de relacionamento.
Processo de Avaliação da Aprendizagem:
A avaliação será realizada ao longo da I Unidade, utilizando atividades diferentes como:
v Participação nas aulas, debate e seminário.
v Pesquisas, interesse em buscar novos conhecimentos, relacionamento com os colegas, criatividade e inovação, sendo processual, quantitativa e qualitativa.
Culminância: (Produto Final)
v Os alunos farão um portifólio de todo o conteúdo trabalhado durante a unidade.
v Construir uma cartilha informativa sintetizando todo o conhecimento adquirido durante a unidade ressaltando de forma relevante a Internet, seus benefícios e riscos.
Referência Bibliográfica:
CASTILLO, R.A.F. Introdução à Internet. 2. ed. Campinas: People Brasil educação 1999
RAMALHO, I (org). introdução `Informática: teoria e prática. São Paulo: Berkeley Brasil, 2000. 298 P.
CARIBE, R, Caribe, C, Introdução à Computação – FTD-1998.

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